O que é o Natal?

capa-natal2016“Cristo a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e reconhecido em figura humana” (Fp 2.7).

Mais uma vez vamos celebrar o NATAL. Mas… O QUE É O NATAL? Em primeiro lugar lembremos que não são todas as pessoas no mundo que celebram o Natal. É a minoria. Se considerarmos que mesmo em países que se dizem cristãos há pessoas que não atribuem nenhum valor a Cristo, ao menino Jesus, aí o número daqueles que celebram o verdadeiro Natal é menor ainda.

Mas… O QUE É O NATAL? Não tenho dúvidas de que para muitos o Natal não é um tempo tão alegre assim! Tem que trabalhar dobrado, toda a correria, preocupação, tumulto nas ruas, no comércio, a visita dos parentes, os “amigos secretos”, a obrigação da troca de presentes, cartões e cumprimentos de “feliz natal”, etc. Com certeza tem gente cansada do natal, inclusive pastores e líderes que correm para satisfazer expectativas humanas.

Mas… O QUE É O NATAL? Talvez surjam respostas como “é o nascimento de Jesus”, “é a notícia da vinda de Cristo”. Mas esta definição ainda é fraca e incompleta. Porque o Natal de Cristo é mais. Uma boa descrição do que é o Natal foi dada pelo apóstolo Paulo que, escrevendo da prisão,  em Fp 2.7: “Pois Cristo a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana”.

Aqui está uma descrição sintética e esclarecedora: O Deus Criador, Todo-Poderoso, que não tem forma, que é visto, sentido ou percebido pelos sentidos normais do ser humano, de repente, assume a figura de gente, de criatura.

Deus realmente se tomou humano, de carne e osso. Em Belém, com o menino Jesus, Deus se torna visível, “abraçável”. Ouvimos muito que Jesus é nosso Senhor, nosso Salvador. Mas Ele é acima de tudo nosso SERVIDOR.  Ele deixou seus interesses de lado, veio ao encontro de nós, necessitados, olhou, percebeu nossa carência e providenciou a solução. Isto é, na verdade, o tão falado “espírito do Natal”.

O Deus que não precisa e não depende de nada, assume um corpo como o nosso. Faz isso para poder falar uma linguagem inteligível. Para poder sorrir. Para poder abraçar. Tocar. Para poder sofrer o morrer.

Sim! Porque Natal também tem cheiro de morte. O serviço para o qual Cristo se dispôs é sangrento. A estrebaria está incompleta se nela não percebermos a cruz. A morte desgraçada de cruz.

E quando falamos na morte de Jesus nossos pecados entram em cena. Aquele que pensa não ter pecados, não ter culpa diante de Deus, este vê o menino Jesus, olha para tudo o que se faz no Natal, e acha bonito, singelo, mas não se envolve. Não se sente tocado pela real missão do menino.

Salvador é para quem está perdido!!! Servidor é para quem tem alguma necessidade!!! Por isto o Espírito do Natal só pode ser compreendido a partir do reconhecimento e confissão dos pecados.

Mas Natal também tem ar de Vitória! A Estrebaria está incompleta se por trás não conseguimos enxergar um túmulo vazio. O serviço de Cristo envolvia morte, mas também vitória sobre ela.

Mas… O QUE É O NATAL??? É o Criador se fazendo visível, tocável, humano, para nos SERVIR. Mas ainda não alcançamos toda a riqueza do sentido do Natal. Natal é ainda mais…

Natal passa a ter um sentido diferente quando percebemos o que o serviço de Cristo significou para nós. E o gesto de Deus em nosso favor, a atitude dele em nos servir com seu filho, passa a ser compreendida quando nós a experimentamos concretamente.

Por isso o Natal só é compreendido e celebrado de verdade quando deixamos de lado nossos interesses,  nos esvaziamos de nós mesmos e deixamos de lado nosso orgulho e egoísmo, para nos entregar completamente a Deus.

Deus amou ao mundo carente, perdido, condenado, de tal maneira que deu seu Filho unigênito. Num mundo onde seres humanos querem ser como “deuses” para serem servidos, Deus nos amou de tal maneira que se fez humano para poder servir. Nós somos alvo deste amor. Mas Deus, de alvo, nos transforma em fonte. De servidos, Deus nos capacita e transforma em servidores.

O grande projeto de Deus é tornar o ser humano servo um do outro, a exemplo de Cristo, porque Deus conhece o problema e a destruição causada pelo pecado, pelo egoísmo, pelo orgulho, pela ganância, pela falta de amor. E seu Reino propõe uma vida diferente.  

O mundo está cheio de seres humanos cansados de serem lembrados e procurados apenas como consumidores.  Como números de pesquisa ou como eleitores. Gente que quer ser gente. Gente que quer tratamento humano. Alguém ao seu lado, que olhe com amor e atenção, sem interesse,  sem esperar vantagens, sem querer aparecer, simplesmente para servir com seu amor.

É isso que Cristo fez e nos ensina a fazer. É isso que a Palavra de Deus nos ensina. Quem consegue captar esta verdade, e repetir este gesto de serviço desinteressado, tem em si o espírito do Natal não somente em determinada época, mas durante os 365 dias do ano.

O projeto de Deus a partir do seu plano tornado visível em Belém é pegar os seres humanos ESPONJAS, e transformá-los em VELAS. A esponja absorve, pega para si. Mas a vela se consome para dar luz ao outro, para servir. Cristo é nosso servidor.   Nele somos servidos e também tornados servidores dos outros.

Mas… O É O NATAL??? Para falar a verdade, é impossível descrever completamente o maravilhoso e infinito sentido do Natal. É impossível descrever perfeitamente, com palavras humanas, o milagre do nascimento do Filho de Deus como um ser humano, e tudo o que isto significa para a humanidade pecadora.

O QUE É O NATAL? O QUE ELE SIGNIFICA COMPLETAMENTE? Estas respostas só receberemos mesmo lá no céu. Somente quando o serviço prestado por Cristo, que começou em Belém, tiver terminado em nós, ai sentiremos todos os resultados e bênçãos do que aconteceu no Natal, na cruz, na sepultura vazia.

O QUE É O NATAL??? Continuamos curiosos e permitamos que diariamente Deus nos revele o seu significado através de sua Palavra e de uma vida dedicada a servir como ele nos serviu! Amém.

Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *